Sobre este Blog

Queridos leitores,

Comecei este blog em 26-set-12 pensando em fazer um apanhado de informações e pensamentos sobre a democracia e a vida em coletividade, para ajudar vocês na compreensão do que ocorre à nossa volta.

Não é fácil, pois somos doutrinados diariamente a consumir, e não a pensar como uma sociedade coletiva, fraterna. Somos ensinados mais a competir que a cooperar.

Mas, de algum jeito, de algum lugar, tem de se iniciar um sentimento diferente, um movimento diferente.

Não sei qual ideologia seria mais adequada. Muito menos qual partido político seria o ideal (se existir algum partido político ideal) para resolver a situação…

O que sei é que temos muito ranço histórico, especialmente de confusão no uso da esfera pública por pessoas exercendo cargos. Oras, jato da FAB não é para ir a casamento!! Isto é óbvio, tão óbvio, mas continua acontecendo.

Então, a partir da consciência da limitação que tenho, pois não sei tudo… que todos nós temos, pois sempre há alguém que sabe mais, e alguém que sabe menos… o que fazer?

Para complicar, nesse campo de conhecimento não há verdade absoluta. Quem pensa que a “sua verdade” é “A” verdade, pode descambar para um fundamentalismo – e eu tenho bem claro para mim que este não é o caminho. Ou seja, eu faço uma escolha consciente pelo diálogo, para buscar consensos possíveis.

Dito tudo isso, o que resta é dar um passo de cada vez.

—————-

Por quê o símbolo do blog é um punho à frente de um G moderno? G de Guerra, moderno pelo estado atual das coisas.

Muita gente pensa que este punho é para ser símbolo de revolução. E aí associa aos ideais revolucionários da esquerda, ou mesmo de anarquistas.

Escolhi o punho por ser um misto entre a mão e a vontade.

A mão simboliza algo que todos temos, algo humano, e a capacidade humana de criar.

Fechada, é esta capacidade humana de criação com vontade.

Não penso neste símbolo como um chamado a “quebra-quebra” ou ao conflito físico.

Penso, sim, na revolução do pensamento, na habilidade criativa em pensar o que estamos vivendo.

Justamente pela desvinculação com grupos pré-existentes, é que o banner / cabeçalho principal muda de cor. A logo é mutante, a cor vermelha é tão somente uma das possíveis.

As mobilizações da “revolta dos 0,20 e do vinagre” abriram os olhos e as mentes das pessoas para discutir estes assuntos relativos à vida em coletividade, à esfera pública aqui no Brasil.

Oras, tais espaços não são propriedade exclusiva da dita “esquerda”, ou dos partidos que dizem defender a esquerda.

Sim, em tese todos estes defendem uma visão social e humana (altruísta) frente ao status quo, ao sistema dominante competitivo e excludente.

Mas o objetivo deste blog não é promover a (necessária) verificação sistemática de quais ações de cada instituição / associação / partido / centro acadêmico / agrupamento de pessoas se alinha à esta essência básica altruista, muito menos degladiar ideologias com o propósito de encontrar “a verdade”.

O objetivo deste blog é muito mais singelo, de observar o dia a dia, interpretar o dia a dia, e daqui fazer brotar pensamentos que possam despertar a crítica em cada leitor.

De oferecer informações e padrões de observação para que você, leitor, possa formar seus próprios raciocínios – e trazer para nós discutirmos.

Tenho confiança de que qualquer cidadão, se oferecidas as informações necessárias, consegue entender os maiores problemas do país.

Mas leva tempo e dedicação.

Mais que um blog de respostas, este é um blog de perguntas.

 

 

cidadãoguerra-square-blue

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s